Mato Grosso, Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024     
Novo Portal
Unemat participa da I Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial
Unemat participa da I Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial
07/06/2005 18:43:56
por Coordenadoria de Comunicação Social

Professores da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, estiveram participando no último final de semana da I Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial.

O evento sediado em Cuiabá e que contou com a presença da ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) teve como objetivo principal discutir a situação das populações que vivenciam algum tipo de discriminação como é o caso dos povos afro-descendentes, indígenas, árabes,palestinos, orientais e judeus.

A intenção é que o encontro traga como resultado a construção de propostas de políticas de promoção à igualdade racial no estado. “Estamos demarcando um passo na política do Estado, que além de ser rico na produção da agricultura, deve ser um Estado que ofereça o respeito pela diversidade étnica. Até agora, Barra do Garças é o único município de MT que possui uma Secretaria Municipal de Igualdade Racial", comentou Antonio Moura, professor da Unemat e representante do grupo de trabalho do Estado.

Realizado a partir de plenárias regionais concretizadas em 8 municípios e baixada cuiabana, o evento reuniu no primeiro dia (04/06) cerca de 300 pessoas entre autoridade políticas, representantes de entidades governamentais e não governamentais e população em geral.

A Unemat estava representada no evento pelos pesquisadores e coordenadores de projetos relacionados ao âmbito da diversidade étnica e cultural. Versando sobre experiências no campo da promoção de políticas afirmativas direcionadas para as populações afro-descendentes, indígena e tradicionais, entre eles os pesquisadores Elias Januário, coordenador do 3º Grau Indígena, Beleni Grado e Paulo Alberto Vieira, Diretor do Instituto de Ciências Contábeis e Econômicas - IACCE que contemplaram os presentes com a oferta de palestras que enfocaram temas como educação e diversidade, cota para negros, cultura e corporeidade.

Classificada como intensiva, pelo representante do grupo de trabalho do Estado, professor Antonio Moura, a participação da Universidade no evento foi um reflexo da atuação da Instituição no interior mato-grossense.

Atuando em 112 dos 141 municípios do estado, a Unemat foi pioneira na oferta da graduação, especifica e diferenciada, aos povos indígenas. Também foi ela a primeira instituição Estadual de Ensino a destinar em seu concurso vestibular 25% das vagas oferecidas a candidatos que se auto-declararem negros ou pardos.

O último dia da Conferência (05/06) foi direcionado aos 100 delegados eleitos pelas plenárias regionais. Com caráter deliberativo, a programação do último dia foi pautada na votação de propostas para construção do Plano Estadual de Políticas de Promoção à Igualdade Racial. Estas também serão acrescentadas às propostas de um plano nacional que será traçado na 1ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Mato Grosso participará do evento nacional representado por 22 delegados eleitos durante a conferência estadual. Dos 22 representantes, 04 delegados são vinculados a Unemat.


Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 139267
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada